CLUBE DO BEM

Quando da elaboração do agradável bate papo com Marco Bologna, ex-presidente da TAM para publicação no Blog Entrevista CEO nos deparamos com uma frase fantástica do fundador da companhia, o admirável Comandante Rolim.

Nesta mesma época, recebemos uma mensagem do advogado e empresário Sérgio Risaliti, com um texto (de autoria desconhecida) o qual, de tão espetacular, vale a pena transcrevê-lo:

“Quando vejo a terra quebrada e abandonada;lugares e vidas humanas arrasadas pela fúria dos rios;amigos e compatriotas com o olhar perdido porque perderam tudo, até o irrecuperável; pergunto-me… Onde estarão as mãos de Deus? Quando observo a injustiça, a corrupção, o que explora o débil; quando vejo o prepotente, pedante, enriquecer-se à custa do ignorante e do pobre, do operário e do camponês carentes de recursos para defender seus direitos, pergunto-me… Onde estarão as mãos de Deus?”
Quando contemplo essa anciã esquecida; quando seu olhar é nostálgico e balbucia, todavia algumas palavras de amor pelo filho que a abandonou, pergunto-me… Onde estarão as mãos de Deus?
Quando vejo em sua casa o moribundo em agonia, cheio de dor; quando observo sua esposa e seus filhos desejando não vê-lo sofrer; quando o sofrimento é intolerável e seu leito se converte em um grito de súplica de Paz, pergunto-me… Onde estarão as mãos de Deus?
Quando essa jovenzinha que deveria sonhar em fantasias, vejo-a arrastar sua existência e em seu rosto se reflete já o enfado de viver, e buscando sobreviver pinta a boca, ajusta o vestido e sai para vender seu corpo, pergunto-me… Onde estarão as mãos de Deus?
Quando aquele pequeno às três da madrugada me oferece seu jornal, sua miserável caixinha de doces sem vender; quando o vejo dormir na porta de um saguão tiritando de frio, com uns quantos jornais que cobrem seu frágil corpinho, quando seu olhar me pede uma carícia, quando o vejo vagar sem esperanças com a única companhia de um cachorro, pergunto-me… Onde estarão as mãos de Deus?
E, tendo a ousadia de enfrentar Deus, lhe perguntei: “Onde estão as tuas mãos Senhor para lutar pela justiça, para dar um carinho, um consolo ao abandonado, resgatar a juventude das drogas, dar amor e ternura aos esquecidos?” Depois de um longo silêncio escutei a Sua voz que me clamou: “Não te dás conta de que tu és minha mão? Atreve-te a usá-las para o que foram feitas: para dar amor e ser meu instrumento.”
E compreendi que as mãos de Deus sou eu, é você, somos todos nós!

E isso, nos levou a refletir sobre a participação de alguns atores de nossa sociedade na construção de um mundo melhor, afinal de contas, muitas empresas têm feito a sua parte, as valentes instituições do terceiro setor levado nas costas os serviços que são deveres constitucionais do Estado e, por muitas vezes, são deixados de lado, e dos milhares de cidadãos e cidadãs que acabam participando através do trabalho voluntário.

Porém, ainda existem muitos profissionais, liberais ou não, e até empresários que estão a frente das micro, pequenas e médias empresas os quais desejam participar da Responsabilidade Social e não sabem por onde começar…

Por esta razão, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios iniciou um novo e desafiante trabalho. Trata-se do CLUBE DO BEM que terá por finalidade a inclusão de profissionais, dentre eles: advogados, médicos, administradores, dentistas, engenheiros, professores, arquitetos, contabilistas e psicólogos, para que tenham a possibilidade de exercer sua cidadania e solidariedade, prestando serviço voluntário para as comunidades carentes e, tendo, principalmente, os micro, pequenos e médios empresários participando com a doação de seus produtos e serviços.

Após as negativas das prefeituras municipais de Campinas, Paulínia e Valinhos bem como do Exército Brasileiro, estamos em tratativas com uma grande empresa da nossa região na esperança de conseguirmos a cessão de uma área dentro do seu imenso terreno para que possamos dar início as atividades do Clube do Bem.

Quer participar deste empreendimento social? Entre em contato conosco pelo e-mail diretoria@eticanosnegocios.org.br.