ÉTICO, O ET LEGAL

O Ético, o ET legal vem do planeta Éthikos e ao chegar na Terra conhece um montão de crianças que enfrentam discussões sobre o que se deve e o que não se deve fazer, na escola e fora dela.

O Ético, o ET legal vai dando toques para as crianças de como é em seu planeta e sempre se surpreende ao notar tanta incongruência nas relações humanas neste mundo.

O Ético, o ET legal possui em sua roupa extraterrestre o tom amarelo por que ele está sempre atento aos dilemas éticos que enfrentamos todos os dia. Participando de um conversa ou apenas sendo ouvinte, a cor do “E” em seu peito que simboliza o seu “coração”, poderá se transformar em vermelho ou em verde, dependendo se as ações sejam boas, corretas e justas, ou não.

O Ético, o ET legal é um personagem extrovertido e sem as manias de quem é o dono da verdade, mas com a alegria e solidariedade dos verdadeiros amigos. Assim, vai passando noções de ética, cidadania, solidariedade, responsabilidade social, voluntariado, responsabilidade ambiental e sustentabilidade para as meninas e meninos.

O Ministério da Cultura, em Brasília-DF, está em fase final para aprovação do Projeto Cultural do Ético pela Lei Rouanet. Após a aprovação, iniciaremos o processo de buscar empresas interessadas em serem parceiras do Ético para levá-lo às unidades escolares da Prefeitura Municipal de Campinas/SP que já abriu as portas do Ensino Básico.

Paralelamente a este fase, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios já foi aceito como proponente da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Projeto do Ético será inscrito no PAC Cultural (ICMS) tão logo esta secretaria abra as inscrições para novos projetos e, desta forma, o Ético poderá visitar mais e mais escolas.

O Ético, o ET legal será o personagem principal de uma peça teatral para ser levada as escolas públicas. Após o espetáculo, cada criança receberá o Gibi do Ético com o Jogo da Sustentabilidade como encarte especial. Além disso, cada classe ganhará de presente o Boneco do Ético e o CD com as músicas cantadas no teatro. Nossa estimativa é que este empreendimento esteja nas escolas de Campinas/SP no segundo semestre de 2011 e em 2012 poderemos levar o Ético para qualquer escola do país por meio do “Kit do Ético” que conterá um DVD exclusivo do espetáculo e as quantidades necessários dos materiais do personagem: Gibi, Boneco e CD.

Por que um ET?

Aprender brincando

Por que um ET? Primeiro, por que encontrar e ter como amigo um extraterrestre é o sonho da maioria de nossas crianças, comprovado pelo sucesso do filme produzido pelo premiadíssimo cineasta, Steven Spielberg: E.T.. Este filme que teve sua estréia há mais de 25 anos e arrecadou quase US$ 1 bilhão nos EUA dando o cobiçado quarto lugar no ranking das maiores arrecadação nas bilheterias americanas. Além disto, o filme E.T. faz sucesso até os dias de hoje, emocionando crianças e adultos. E segundo, por que o Ético não será um personagem chato, ditador de regras, mas sim, um “contador de histórias” contribuindo para a formação de nossos filhos e netos.

Esta é a filosofia do Site do Ético que está em desenvolvimento: aprender brincando! O Instituto de Ética nos Negócios acredita que a criança aprende também brincando e por conta disto, o site do nosso personagem fará com que nossas crianças possam brincar e se divertir com o Ético, o ET legal, mas, acima de tudo, possam aprender princípios e valores fundamentais.

Seu filho já pode colorir o Ético. Acesse o desenho preto e branco AQUI para fazer o download do Ético.

Gibi do Ético

A primeira historinha do Gibi do Ético já está pronta. Acesse e confira!

 

Novos Gibis

Além do Gibi do Ético de lançamento que fará parte deste inédito empreendimento, nosso objetivo é ter vários outras histórias em quadrinhos com temas específicos para ser disponibilizadas também em bancas de jornais e livrarias, dentre elas: Ética, Honestidade, Verdade, Solidariedade, Trabalho Voluntário, Meio Ambiente, Aquecimento Global, Desenvolvimento Sustentável, Coleta Seletiva de Lixo, Reciclagem, Diretos Humanos Cidadania, Tributos e Corrupção, enfim, uma infinidade de assuntos para a formação de nossas crianças.

 

PARCEIROS DO ÉTICO

O premiadíssimo cartunista Bira Dantas foi o responsável por tornar o sonho do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, em ter um personagem para falar com um público prá lá de especial, uma realidade.
Saiba mais sobre o Bira aqui.

A partir de uma parceria com a HQM Editora – responsável pelo relançamento das histórias em quadrinhos do Senninha, do Instituto Aytrton Senna – e o desenhista Nestablo, o Ético todo reformulado, terá um novo caminho cheio de sucesso e realizações, não só por que falará com um público pra lá de especial e sobre temas extremamente importantes para a formação destas crianças, mas também porque terá um desenvolvimento fantástico no Brasil e no mundo… Está é nossa meta! E Deus irá nos ajudar a conquistá-la!