CONHEÇA OUTRAS INICIATIVAS

 

INICIATIVAS PARA EMPRESAS

INICIATIVAS PARA ESTUDANTES

AS EMPRESAS +ÉTICAS DO BRASIL

Em 2023, o reconhecimento As empresas +Éticas do Brasil chegou a sua 10ª edição.

O principal objetivo desta iniciativa é fazer com que as empresas participantes sirvam de modelo e referencial, de motivação e inspiração para as demais empresas.  E desta maneira, elas possam seguir os passos virtuosos (e vitoriosos) das mais Éticas do Brasil! O critério de avaliação e validação são os Indicadores de Gestão da Ética (IGE) que contribuem com as empresas em seu principal desafio: a “Gestão da Ética & Compliance”.

Em 2024, as inscrições estarão abertas no período de 1º de maio a 30 de agosto.

Anote em sua agenda! 

 Saiba mais

REVISTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

O lançamento da Revista Ética nos Negócios é a concretização de um sonho, iniciado na elaboração do Estatuto Social da nossa instituição. Atualmente, esta publicação já superou a marca de 25 edições.

Esta revista não é apenas mais uma publicação do mercado editorial, mas sim, uma das nossas iniciativas para que possamos cumprir a nossa missão: promover a Ética nos Negócios.

A receita do nosso sucesso? Propósitos, paixão, entusiasmo, fé em Deus e Ética!

Saiba mais

PROGRAMA DE INTEGRIDADE DE CONDUTA

O Programa de Integridade de Conduta é dedicado as “pequenas e médias empresas” e tem como base o próprio Código de Ética (e Conduta). Esta iniciativa irá envolver e sensibilizar, orientar e capacitar, os colaboradores e gestores a viverem os princípios e os valores da empresa os quais estão refletidos nas palavras e no espírito do Código de Ética. Desta forma, o PIC será um grande aliado no desenvolvimento da reputação corporativa e na mitigação de riscos.

Saiba mais

ENCONTROS DE ÉTICA, INTEGRIDADE & COMPLIANCE

 

O principal objetivo dessa iniciativa é tornar público ao mercado e afirmar aos Stakeholders externos como que a empresa está lidando com temas recorrentes e importantíssimos para o sucesso e a perenidade nos negócios. Desta maneira, estaremos dando um grande exemplo às demais empresas em atuação no país, contribuindo e potencializando o necessário ciclo virtuoso (e vitorioso) para a melhoria do ambiente de negócios, da qualidade ética empresarial e da integridade de conduta dos profissionais que se traduzirá em ganho de market share e aumento dos lucros.

Aguarde novidades!

CONGRESSO ÉTICA NOS NEGÓCIOS & SEMANA BRASILEIRA DAS PME 2021

 

Os últimos anos tem sido dificílimo para as empresas as quais reduziram significativamente seus investimentos em patrocínios.  Por conta desta realizada, esperamos que a 5ª edição Congresso de Ética nos Negócios & Semana Brasileira das PME ocorra 2025, na capital paulista.

O tema central será “Ética & Compliance: uma nova integridade para a perenidade dos negócios em tempos de alto impacto reputacional”.

Esta iniciativa tem como finalidade sensibilizar, motivar e ajudar as grandes corporações a melhorarem a qualidade ética empresarial de mãos dadas com as pequenas e médias empresas, especialmente as da cadeia produtiva.

Aguarde novidades!

AGROÉTICA

 

Para comemorar os 10 anos de fundação, nossa instituição plantou mais uma semente lançando o Encontro Nacional de Ética no Agronegócio. O objetivo desta iniciativa é semear os princípios e os valores da atuação responsável neste importante segmento da economia brasileira. Entretanto, a crise econômica foi responsável por termos realizado somente a edição de lançamento em 2013. Esperamos que no próximo ano consigamos realizar a 2ª edição.

Saiba mais

LIÇÕES DOS LÍDERES

 

A Iniciativa Lições dos Líderes tem como finalidade destacar o poder do exemplo por meio de dicas valiosas dadas por líderes – que ocupam posição relevante em diversas áreas de grandes empresas.

São os líderes de hoje contribuindo com a formação dos líderes eticamente responsáveis das empresas de amanhã.

Saiba mais

PORTAL VIVER A ÉTICA

 

Nossa instituição obteve autorização do Ministério da Educação da Espanha para traduzir e replicar o site Viver a Ética. Este portal tem um rico e espetacular conteúdo baseado na “Ética Socrática”, do filósofo Sócrates, que tem “no outro” o “bem maior”. Além disto, tem uma linguagem descolada para apresentar os valores e os princípios da Ética aos alunos do Ensino Médio motivando-os a Viver a Ética.

 Saiba mais

LÍDERES DO FUTURO

 

Esta é a mais nova iniciativa do Instituto de Ética nos Negócios. O Líderes do Futuro tem como objetivo principal “dar oportunidade aos jovens de baixa renda de cursar uma universidade e conquistar o primeiro emprego tão logo conclua o Ensino Médio”.

Os trabalhos já estão sendo concluídos e em 2024 lançaremos esta iniciativa solidária, na esperança de que muitas empresas adotem um líder do futuro! 

Aguarde novidades!

ÉTICO, O ET LEGAL

 

Queremos apresentar nosso personagem infantil. Trata-se do Ético, o ET legal, dedicado as crianças de 6 a 12 anos. Durante o espetáculo realizado em escolas públicas, o Ético falará de valores e princípios fundamentais baseados na Ética. Ao final, os pequenos estudantes receberão o “Gibi do Ético” com o “Jogo da Integridade” encartado e cada classe receberá o “CD do Ético” (contendo as músicas cantadas no evento) e também o “Boneco do Ético”. Além disto, este personagem terá o “Site do Ético” baseado na filosofia “aprender brincando”.

Saiba mais

O MUNDO COMEÇA EM MIM

Dedicada aos alunos do Ensino Médio, esta iniciativa tem como objetivo levar para o auditório da própria Instituição de Ensino Parceira (IEP) uma pessoa com uma grande história profissional para falar aos alunos do 3ª ano sobre ‘o caminho das pedras e as pedras no caminho’ durante sua trajetória de vida. Desta maneira, além de despertar, sensibilizar e mobilizar estes estudatnes nas questões que envolvem os desafios (e as recompensas) da carreira profissional, é intensificar e potencializar a importância e o poder do “exemplo”. E assim, contribuiremos para transformar os estudantes de hoje em líderes eticamente responsável das empresas de amanhã.

Aguarde novidades!

CONHEÇA NOSSO BRAÇO SOCIAL

CLUBE DO BEM

O Clube do Bem é o “braço social” do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios. Este projeto objetiva atender a comunidade menos favorecida da população de Campinas e região, tendo como fundamentos: a Ética, a Solidariedade e o Amor. Para isto, contaremos com diversos profissionais, dentre eles: advogados, médicos, administradores, dentistas, engenheiros, professores, arquitetos, contabilistas e psicólogos, exercendo sua cidadania e generosidade ao prestarem serviços de maneira voluntária. Além disso, teremos, principalmente, os pequenos e médios empresários participando com a doação de seus produtos e serviços. As grandes corporações também serão muito bem-vindas!

Saiba mais!

INICIATIVAS PARA A AMÉRICA LATINA

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, após o lançamento da Pesquisa Código de Ética Corporativo na América Latina, ocorrido em 2014, decidiu estender sua atuação. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade ética das empresas latino-americanas por meio das iniciativas desenvolvidos no Brasil, desde a nossa fundação, em 2003. Para isto, está buscando também a formação de parceria com instituições que fomentam a Ética (e a Responsabilidade Social) na América Latina.

Em 2020, lançaremos os Indicadores de Gestão da Ética América Latina (IGE Latam) e também As mais Éticas da América Latina. Acesse e conheça mais detalhes sobre cada uma destas iniciativas.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Faça parte do nosso mailing list e receba nossa programação e novidades.

Linkedin

Nós Apoiamos

patrocine

As empresas poderão apoiar uma ou mais iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios.

Entre em contato pelo e-mail:
diretoria@eticanosnegocios.org.br

Telefone

(19) 3367-4030

Endereço

Rua Paula Bueno, 1122 - Sala 3B  Taquaral - Campinas - SP
CEP: 13.076-061

Esclarecimentos importantes sobre as atividades do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios:

1. As "Empresas Parceiras" são autorizadas a divulgar nossa logomarca no website corporativo. Já a utilização em qualquer outro meio ou finalidade, dependerá de prévia e expressa autorização.
2. Nossa instituição não é certificadora da Ética nos Negócios e nem fornece qualquer tipo de “selo” com esta finalidade.
3. Caso seja necessário, o Instituto de Ética nos Negócios poderá contribuir com empresas para a implantação do Programa Ética & Compliance para Pequenas e Médias Empresas ou mesmo do Código de Ética, sendo este trabalho desenvolvido apenas por diretores, gerentes ou consultores ligados à nossa instituição. E, neste caso, com o devido pagamento dos serviços prestados e das despesas de viagem, se for o caso.

Em caso de dúvida ou algum tipo de consulta, favor enviar sua mensagem para diretoria@eticanosnegocios.org.br ou ligue no telefone (19) 3367-4030. Teremos enorme satisfação em atende-lo.