INICIATIVAS PARA A AMÉRICA LATINA

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, após o lançamento da Pesquisa Código de Ética Corporativo na América Latina, ocorrido em 2014, decidiu estender sua atuação. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade ética das empresas latino-americanas por meio das iniciativas desenvolvidos no Brasil, desde a nossa fundação, em 2003. Para isto, está buscando também a formação de parceria com instituições que fomentam a Ética (e a Responsabilidade Social) na América Latina.

Em 2015, lançamos os Indicadores de Gestão da Ética América Latina (IGE Latam) e também a iniciativa As mais Éticas da América Latina. Ainda está previsto o lançamento do Programa Responsabilidade Ética Empresarial (Programa REE Latam).

PESQUISA CÓDIGO DE ÉTICA AMÉRICA LATINA 2015

INDICADORES DE GESTÃO DA ÉTICA LATAM

O Instituto de Ética nos Negócios se valendo da sua metodologia e da experiência adquirida desde 2008, realizou sua primeira iniciativa internacional. Trata-se da Pesquisa Código de Ética Corporativo na América Latina que analisou as 500 maiores empresas latino-americanas listadas no ranking elaborado pela revista América Economia. O evento de lançamento deste inédito estudo aconteceu na capital paulista. Confira os resultados da edição 2014 e aguarde os resultados de 2019!

Este 2015, o Instituto de Ética nos Negócios lançou a versão para a América Latina dos Indicadores de Gestão da Ética, ou simplesmente IGE LATAM. Esta ferramenta já está disponível para que as empresas latino-americanas – de qualquer porte e segmento de mercado – possam fazer sua autoavaliação, gratuitamente. Ao final do questionário, será possível saber qual o estágio que as empresas se encontram (Básico, Intermediário ou Avançado) e os passos a serem dados para que a Gestão da Ética, um dos principais desafios empresarias da atualidade, possam ser dados em direção a excelência. Conheça esta valiosa ferramenta!

AS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DA AMÉRICA LATINA

PROGRAMA ÉTICA & COMPLIANCE – PME LATAM

Em 2020, será o ano de lançamento do reconhecimento As empresas mais Éticas da América Latina. Esta inédita iniciativa tem como missão fazer com que as empresas participantes sirvam de modelo, de referencial, de motivação e de inspiração para as demais empresas e, desta forma, sigam os passos virtuosos e vitoriosos das mais éticas da América Latina! O critério de avalição e validação é fundamentado, única e exclusivamente, num dos principais desafios empresarias da atualidade: a Gestão da Ética & Compliance. Para isso, será utilizado os IGE LATAM (Indicadores de Gestão da Ética América Latina) lançados em 2014 por nossa instituição.

Nossa instituição já está preparando a tradução para o lançamento da versão latina do Programa Ética & Compliance para Pequenas e Médias Empresas. Esta ferramenta não tem a mínima pretensão de se tornar uma norma de gestão ou um padrão de qualidade, mas sim, que os instrumentos nela sugerida possam contribuir para a melhoria da qualidade da Atuação Responsável, especialmente, das pequenas e médias empresas, inclusive aquelas que integram a cadeia produtiva das grandes corporações. Desta forma, esta iniciativa possa ser uma grande aliada das empresas latino-americanas, não só na formação da imagem e da reputação, mas, principalmente, do lucro e da perenidade nos negócios em função da mitigação dos riscos.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Faça parte do nosso mailing list e receba nossa programação e novidades.

Linkedin

Nós Apoiamos

patrocine

As empresas poderão apoiar uma ou mais iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios.

Entre em contato pelo e-mail:
diretoria@eticanosnegocios.org.br

Telefone

(19) 3367-4030

Endereço

Rua Paula Bueno, 1122 - Sala 3B  Taquaral - Campinas - SP
CEP: 13.076-061

Esclarecimentos importantes sobre as atividades do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios:

1. As "Empresas Parceiras" são autorizadas a divulgar nossa logomarca no website corporativo. Já a utilização em qualquer outro meio ou finalidade, dependerá de prévia e expressa autorização.
2. Nossa instituição não é certificadora da Ética nos Negócios e nem fornece qualquer tipo de “selo” com esta finalidade.
3. Caso seja necessário, o Instituto de Ética nos Negócios poderá contribuir com empresas para a implantação do Programa Ética & Compliance para Pequenas e Médias Empresas ou mesmo do Código de Ética, sendo este trabalho desenvolvido apenas por diretores, gerentes ou consultores ligados à nossa instituição. E, neste caso, com o devido pagamento dos serviços prestados e das despesas de viagem, se for o caso.

Em caso de dúvida ou algum tipo de consulta, favor enviar sua mensagem para diretoria@eticanosnegocios.org.br ou ligue no telefone (19) 3367-4030. Teremos enorme satisfação em atende-lo.